CATEGORIAS

O World Summit Awards é estruturado em oito categorias diferentes, tanto nas etapas nacionais quanto na premiação global:

1. Government & Citizen Engagement

• Integrar os cidadãos na administração pública e aumentar o envolvimento.
• Fornecer soluções ricas em conteúdo e conectar os indivíduos, empresas e organizações.
• Permitir acesso de informações, dados e procedimentos e tornar os serviços públicos acessíveis a todos.
• Melhorar e aprimorar significativamente a profundidade dos serviços, a qualidade e os processos democráticos.
• Aumentar a transparência nos processos governamentais e facilitar a participação dos cidadãos e usuários de serviços públicos.
• Simplificar as administrações e promover a eficiência da troca de informações.
• Garantir direitos iguais aos recursos econômicos, acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias e serviços financeiros adequados, incluindo microfinanças.

2. Health & Wellbeing

• Atender às necessidades de saúde de cidadãos e pacientes com aplicativos de conteúdo inovadores.
• Reduzir a taxa de mortalidade materna e mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças.
• Prevenção e redução de epidemias como Covid-19, AIDS, tuberculose, malária, hepatite ou abuso de substâncias.
• Suporte aos profissionais de saúde, bem como ao público em geral, formuladores de políticas e provedores de saúde, com fácil acesso a dados e ferramentas de comunicação e diagnóstico com soluções e conteúdos técnicos.
• Apoio à pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos, financiamento e recrutamento em saúde, desenvolvimento, treinamento e retenção da força de trabalho em saúde.
• Permitir informações sobre assistência médica, nutrição, medicamentos, doenças e bem-estar através de soluções inteligentes.
• Soluções para aprender sobre saúde e bem-estar, melhorando e aprimorando comportamentos saudáveis, nutrição, higiene, esportes.
• Soluções ricas em conteúdo para aproveitar e facilitar o acesso a esportes, música, entretenimento, estilo e moda.
• Utilizando TICs para hobbies, atividades de lazer e esportes.

3. Learning & Education

• Fornecer soluções inteligentes para acesso fácil à educação para todos.
• Atender às necessidades de aprendizagem de todos os níveis de aluno e criar comunidades interativas de e-learning e recursos educacionais interativos, personalizados e distribuídos on-line.
• Apoiar a transferência de conhecimentos e o ganho de habilidades de maneira complexa e interativa.
• Ajudar os professores a aprimorar e simplificar o ensino e a criação de materiais e encontrar novos métodos e soluções inovadoras de ensino usando as TIC.
• Aprimorar o treinamento corporativo e o aprendizado ao longo da vida.
• Promover a colaboração global em ciência, para fornecer e demonstrar resultados e valor para a sociedade.
• Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir acesso igual a todos os níveis de educação e formação profissional, incluindo pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situações vulneráveis.
• Fornecer ferramentas educacionais sensíveis à criança, à deficiência e ao gênero, e ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes.

4. Environment & Green Energy

• Apoiar a manutenção de ecossistemas, sistemas sustentáveis de produção de alimentos e práticas agrícolas resilientes que aumentam a produtividade e a produção.
• Adaptação às mudanças climáticas, condições climáticas extremas, secas, inundações e outros desastres.
• Utilização de recursos genéticos e conhecimento tradicional associado para agricultura sustentável.
• Facilitação do acesso oportuno às informações do mercado, inclusive sobre reservas de alimentos.
• Apoiar métodos via TIC para melhorar progressivamente a qualidade da terra e do solo.
• Aumentar a produtividade agrícola e apoiar os pequenos produtores de alimentos.
• Eficiência no uso da água em todos os setores e gestão de recursos hídricos em todos os níveis.
• Apoiar e fortalecer a participação em água e saneamento, incluindo coleta, dessalinização, eficiência da água, tratamento de águas residuais, tecnologias de reciclagem e reutilização.
• Aprimorar o acesso à pesquisa e tecnologia de energia limpa, incluindo energia renovável, eficiência energética e tecnologia avançada e mais limpa de combustíveis fósseis.

5. Culture & Tourism

• Preservar e apresentar o patrimônio cultural de acordo com os desafios do futuro.
• Demonstrar ativos culturais valiosos de maneira clara e informativa, usando tecnologia de ponta.
• Desenvolver a diversidade de culturas e subculturas e a natureza multilíngue das sociedades.
• Permitir que os viajantes encontrem atrações, sejam informados e esclarecidos, desfrutem de viagens seguras e tenham acesso a informações atualizadas sobre viagens.
• Aprimorar o uso intermodal de transporte público, apoiando a orientação nas cidades e no campo, permitindo que a indústria hoteleira atenda aos clientes e forneça conteúdo baseado em navegação.
• Promover o turismo sustentável que crie empregos e promova a cultura e os produtos locais.
• Salvaguarda e transmissão do patrimônio cultural.
• Promover a diversidade cultural.

 

6. Smart Settlements & Urbanization

• Apoiar níveis mais altos de produtividade econômica por meio da diversificação, atualização tecnológica e inovação.
• Apoiar emprego produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para jovens e pessoas com deficiência, e remuneração igual por trabalho de igual valor.
• Oferecer infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano.
• Aprimorar sistemas de transporte seguros, acessíveis e sustentáveis.
• Implantar planejamento e gestão inclusivos, sustentáveis e integrados de assentamentos humanos.
• Soluções para espaços verdes, públicos, seguros, inclusivos e acessíveis.
• Apoiar vínculos econômicos, sociais e ambientais positivos entre áreas urbanas e rurais.
• Soluções para assistência financeira e técnica, edifícios sustentáveis e inteligentes.
• Aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos adotando e implementando políticas e planos integrados para inclusão e eficiência de recursos.
• Apoiar a adaptação às mudanças climáticas, resiliência a desastres e/ou gerenciamento de riscos.
• Informações do consumidor e/ou acesso inteligente a dados em todos os níveis.

 

7. Business & Commerce

• Suporte e otimização de processos de negócios.
• Soluções Fintech com impacto social.
• Criar novos modelos de negócios em e-commerce e m-commerce.
• Soluções que demonstram um desenvolvimento de inovação incremental ou radical/disruptivo.
• Aplicativos, processos, produtos ou modelos de negócios no setor de serviços financeiros.
• Soluções com relação aos processos de negócios suportados, como informações financeiras, pagamentos, investimentos, financiamento, consultoria e suporte entre processos.
• Soluções para o setor de seguros ("InsurTech"), como varejo, bancos privados e corporativos, bem como seguros de vida e não-vida.
• Soluções business-to-business (B2B), business-to-consumer (B2C) ou consumidor-consumidor (C2C), segurança na internet e outras áreas.
• Serviços complementares, como sistemas de gerenciamento de finanças pessoais, ou soluções competitivas, como, por exemplo, empréstimos ponto a ponto.
• Fornecer segurança de dados para proteger dados financeiros corporativos e de consumidores.

8. Inclusion & Empowerment

• Apoiar a integração da sociedade da informação global, capacitar a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou status econômico etc.
• Capacitar cidadãos e partes interessadas em serviços públicos.
• Reduzir as “divisões digitais” entre comunidades capacitadas e excluídas da tecnologia.
• Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades, eliminando leis, políticas e práticas discriminatórias na legislação, políticas e ações a esse respeito.
• Aumentar a resiliência a eventos extremos relacionados ao clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais.
• Apoiar a mobilização de recursos de várias fontes.
• Garantir o acesso de todos a alimentos, educação, informação, dados etc.
• Reforçar a capacidade, em particular os países em desenvolvimento, de alerta precoce, redução de riscos, principalmente à saúde.
• Reduzir a discriminação contra todas as mulheres e meninas e impedir as formas de violência nas esferas pública e privada.
• Aprimorar o uso da tecnologia capacitadora, em particular a tecnologia da informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres.