WSA BRASIL

Em 2019, o anúncio dos projetos escolhidos para representar o Brasil no World Summit Awards 2019 aconteceu no dia 28 de agosto, em cerimônia durante o Expo Fórum Digitalks, no Transamérica Expo Center. Foram selecionadas as melhores práticas e projetos nas oito categorias globais do WSA, além da categoria especial de Acessibilidade, que escolheu entre os inscritos o produto/conteúdo que mais se destacou pelos recursos de acessibilidade digital, tendo como referência os critérios do W3C. A iniciativa teve o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

 

Veja a lista de vencedores:

 

  • Government & Citizen Engagement

 

Vencedor: Casa Adaptada

 

Portal de notícias e informações em temas pertinentes às deficiências, com diversas editorias, entre elas, saúde e bem- estar, acessibilidade e legislação.

 

Saiba mais: https://www.casadaptada.com.br/.

  •  Health & Wellbeing

Vencedor: Vovs

 

Aplicativo para a contratação e ressocialização de idosos. A redução da solidão é igual à saúde do idoso. Praticar uma habilidade mantém o corpo e mente saudáveis. Boa qualidade de vida é ter relações sociais. É possível gerar renda, ocupar a mente e ser ainda mais feliz. Em áreas como culinária tradicional, manutenção de antigos eletrônicos, trabalhos manuais e tantos outros que só o tempo é capaz de explicar.

Saiba mais: https://vovs.etc.br/.

  • Learning & Education

Vencedor: De criança para criança

 

Programa multimodal de linguagens que integra as modalidades verbal, visual, gestual e sonora. Os alunos assumem o protagonismo das tarefas contando com o apoio do professor na função de mediador. Nosso objetivo é trazer para a sala de aula uma nova dinâmica para a construção do conhecimento. O resultado dessa prática é uma animação que perpetua o que foi aprendido na escola e pode ser compartilhado com todos.

 

Saiba mais: https://www.decriancaparacrianca.com.br/.

  • Environment & Green Energy

 

Vencedor: Clube Watt

 

Nasceu com a vontade de tornar a forma como consumimos energia mais simples, desfazendo a ideia de que a energia renovável é complicada e cara. Desenvolvemos uma plataforma onde o acesso à energia renovável é fácil e transparente, ao alcance de qualquer pessoa.

 

Saiba mais: https://clubewatt.com.br/.

  • Culture & Tourism

 

Vencedor: Turismo Adaptado

 

Trabalhar para promover a acessibilidade e inclusão no lazer e turismo para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas. Assim trabalhamos para que dentro da área que forma o lazer e turismo, sejam eliminadas barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais (tecnologia assistiva), programáticas (normas ou regulamentos) e atitudinais.

 

Saiba mais: http://www.turismoadaptado.com.br/.

  • Smart Settlements & Urbanization

 

Vencedor: Mapa da Rede de Serviços Acessíveis

 

Prefeitura de São Paulo: Instrumento que disponibiliza geograficamente os equipamentos públicos acessíveis e que prestam atendimento à pessoa com deficiência em São Paulo. Possui como foco principal a simplificação, na busca pelas informações sobre acessibilidade na cidade de São Paulo. É um mapa online que traz destacados os equipamentos públicos acessíveis organizados de maneira simples para consulta e análise. Além de trazer informações como endereço e telefone para contato, traz também informações sobre a acessibilidade do local como um todo ou para tipos de deficiência, quando o local fizer tal separação. Vale ressaltar que nem todos os equipamentos são plenamente acessíveis, alguns apresentam requisitos mínimos de acessibilidade para garantir o acesso da pessoa com deficiência.

 

Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/mapa_de_servicos/.

  • Business & Commerce

 

Vencedor: Signa Edu

 

Nasceu para resolver a falta de oportunidade dos 9,7 milhões de surdos brasileiros em se capacitar e fazer cursos com qualidade, a partir da sua cultura e língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nós temos um compromisso forte com a educação. Com uma plataforma online adaptada e cursos produzidos didaticamente em libras e com legendas, a SIGNA capacita e prepara atualmente surdos para o mercado de trabalho, oferecendo para ele a oportunidade de aprender o conteúdo que tem interesse.
Os cursos são produzidos pela própria comunidade surda, pessoas com fluência em Libras, que possuem um conhecimento e que tem o desejo de compartilhar com outros surdos. É a comunidade ensinando a própria comunidade. Dessa forma também geramos renda extra diretamente para a rede de geradores de conteúdo, os professores.

 

Saiba mais: http://www.signaedu.com/.

  • Inclusion & Empowerment

 

Vencedor: Egalitê

 

Auxiliamos as pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho e as empresas a cumprir a lei de cotas com um recrutamento assertivo e na construção das melhores práticas de inclusão para que as pessoas com deficiência se desenvolvam como profissionais em um ambiente de trabalho produtivo para todos os envolvidos. Acreditamos no potencial das pessoas com deficiência e no retorno que as empresas obtêm quando fazem um trabalho de inclusão de pessoas com deficiência bem feito, atento a detalhes, processos e principalmente resultados.

 

Saiba mais: https://www.egalite.com.br/.

  • Accessibiliy (Prêmio Especial)

 

Vencedor: Vovs