WSA BRASIL

Em 2020, o anúncio dos projetos escolhidos para representar o Brasil no World Summit Awards 2020 aconteceu no dia 27 de agosto, em cerimônia virtual no Digitalks Expo 2020 | Digital Experience. Foram selecionadas as melhores práticas e projetos nas oito categorias globais do WSA, além da categoria especial de Acessibilidade, que escolheu entre os inscritos o produto/conteúdo que mais se destacou pelos recursos de acessibilidade digital, tendo como referência os critérios do W3C. A iniciativa teve o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Veja a lista de vencedores:

 

  • Government & Citizen Engagement


Vencedor: DER Online

 

DER Online possibilita aos usuários das rodovias estaduais paulistas agilidade e praticidade nos serviços relacionados às multas e recursos. Com design moderno, de fácil usabilidade e navegação intuitiva, o App permite que os proprietários dos veículos realizem procedimentos antes burocráticos, com mais comodidade, agilidade e em qualquer horário, utilizando a tecnologia em benefício dos usuários!

 

Saiba mais: http://www.der.sp.gov.br/WebSite/Servicos/ServicosOnline/MultasOnline.aspx

  •  Health & Wellbeing

Vencedor: Phelcom Eyer: Vision for the Future

A Phelcom Eyer é uma câmera de fundo de olho portátil não midriática com qualidade de imagem de mesa, permitindo realizar exames de diferentes maneiras. Não há necessidade de tocar no paciente, pode ser usado em campanhas de campo em regiões remotas, para exames de cabeceira, em telemedicina ou em clínicas e hospitais. Os exames podem ser armazenados ou conectados a outros sistemas via EyerCloud e estão desenvolvendo o próprio algoritmo de inteligência artificial, para ajudar profissionais de saúde a identificar doenças oculares desafiadoras.

Saiba mais: https://www.phelcom.com.br/en

  • Learning & Education

Vencedor: Games-based Learning and Artificial Intelligence to save the World

 

Educacross foi criada para apaixonar as crianças pela aprendizagem de lógica, matemática e linguagem através de jogos com gestão de perfis adaptativos usando inteligência artificial e algoritmos próprios, além de recomendar e personalizar a experiência do professor e da Escola.
Trata-se da união de técnicas de várias áreas como neurociência, aprendizado baseado em games, aprendizado baseado em competências, gestão de evidências educacionais, gamificação e inteligência artificial.

Saiba mais: https://www.educacross.com.br/

  • Environment & Green Energy

 

Vencedor: Plataforma Verde

A GreenPlat é uma empresa que busca causar impacto compartilhando dados, entregando transparência para estimular uma produção mais limpa e, assim, ajudando a preservar o meio ambiente. Visamos ser rentáveis ​​e trabalhar com digitalização, acompanhamento ou crescimento e internacionalização como formas de atingir os nossos objetivos.

A rastreabilidade acompanha a extração da matéria-prima, os processos produtivos e a destinação de resíduos, monitorando toda a cadeia de suprimentos até a destinação adequada. Além de controlar as perdas na produção, a geração de resíduos e sua destinação adequada, as empresas também podem se beneficiar do conhecimento jurídico que disponibilizamos dentro do software: dispõe de legislação ambiental municipal, estadual e federal, normas técnicas certificadas e fluxo financeiro de resíduos.

 

Saiba mais: https://www.plataformaverde.com.br

  • Culture & Tourism

 

Vencedor: Musea

 

Musea é uma plataforma de exposições em museus, galerias e centros culturais. Disponível para exposições temporárias e permanentes. Muito mais do que um guia de áudio comum, pois também fornecem descrição de áudio, vídeos em linguagem de sinais e conteúdo adicional de arte. Bonito e otimizado para a melhor experiência. Musea. Arte para todos.

 

Saiba mais: https://www.musea.art.br

  • Smart Settlements & Urbanization

 

Vencedor: Veever

 

O Veever é uma startup brasileira que busca, utilizando tecnologias assistivas, melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual. Por meio da instalação de dispositivos bluetooth que enviam informações de aúdio para um aplicativo no smartphone do usuário, espaços internos e externos se tornam mais acessíveis e inclusivos. Atualmente são residentes da Estação Hack, programa do Facebook e da Artemisia para iniciativas de impacto. Além disso, tiveram no ano de 2019 a oportunidade de trabalhar com o Rock in Rio no mapeamento da Cidade do Rock para pessoas cegas e com baixa visão.

 

Saiba mais: https://global.veever

  • Business & Commerce

 

Vencedor: ExRA (Extended Remote Assistant)

 

A solução ExRA fornece uma experiência de assistência remota amigável em qualquer lugar, reduzindo a distância física com a aplicação de tecnologia de ponta. As operações são realizadas de forma interativa, segura e natural, com uma ampla gama de funções, tais como: comunicação de áudio e vídeo; compartilhar imagens, texto e capturas de tela; fornecer evidências auditáveis; indicar detalhes do ponto de vista do usuário; fazer anotações ou desenhar em capturas de tela; gerenciar sua biblioteca de mídia durante a chamada.

 

Saiba mais: https://www.beenoculusexra.com/ 

  • Inclusion & Empowerment

 

Vencedor: Municipal Observatory for People with Disabilities

 

O Observatório Municipal da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa que busca produzir, reunir, analisar e divulgar dados estatísticos e analíticos relativos à pessoa com deficiência residente no município de São Paulo e aos serviços e políticas públicas voltados à plena e efetiva inclusão dela na sociedade, com o objetivo de subsidiar o planejamento estratégico de políticas transversais e monitorar a realização progressiva dos direitos da pessoa com deficiência, de modo a se tornar um repositório de informação sobre este segmento.

 

Saiba mais: https://observatorio.smped.prefeitura.sp.gov.br/paineis

  • Accessibiliy (Prêmio Especial)

 

Vencedor: Municipal Observatory for People with Disabilities