Hand Talk lança nova premiação para reconhecer identidades destaque em acessibilidade

O Prêmio Líderes de Acessibilidade apresentará os ganhadores de sua primeira edição no Link: Festival Digital de Acessibilidade


A Hand Talk, startup brasileira reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo, anuncia essa semana o lançamento da primeira edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade. A revelação dos ganhadores acontecerá durante o Link: Festival Digital de Acessibilidade, o maior evento sobre o tema no Brasil. A empresa, famosa por quebrar barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes por meio da tradução automática em Línguas de Sinais, realizará este ano a 5ª edição do festival. O evento de 2022 contará com 4 dias inéditos de palestras, que ocorrerão de forma 100% digital e gratuita nos dias 8, 9, 10 e 11 de agosto.


Neste ano, o Link apresentará o conceito de protagonismo como foco, já presente no slogan “Identidades que transformam o mundo”. Os temas abordados serão divididos em 4 trilhas para diferentes públicos ao longo de cada um dos dias: Transformação Digital, Influência e Criatividade, Identidades Protagonistas e Evolução.


O resultado da premiação será divulgado no último dia do evento, e será dividido em duas categorias. A primeira, Profissionais de Acessibilidade, homenageará quem realiza projetos ou promove alguma ação para o fomento da acessibilidade, permitindo que mais pessoas possuam autonomia garantindo seu direito de acesso a diferentes contextos. Os indicados serão avaliados por uma comissão julgadora, com base na relevância e abrangência de suas ações, o impacto do trabalho na promoção da acessibilidade, seus beneficiários e resultados obtidos. Já a segunda categoria, chamada de Influenciadores em Acessibilidade, celebrará personalidades que atuam em suas redes sociais abordando pautas relacionadas à acessibilidade e incentivando a discussão sobre a necessidade de um mundo mais inclusivo. Sua avaliação será pautada também na relevância de suas ações, conteúdo autoral próprio, engajamento com o tema e alcance das redes sociais.


As indicações para ambas as categorias da premiação começarão no dia 04 de julho e ficarão abertas até dia 24 do mesmo mês. Elas podem ser feitas através do site do festival.


Além da apresentação do Prêmio Líderes da Acessibilidade, o evento trará palestras de peso, apresentando figuras internacionais e pessoas com deficiência como protagonistas das discussões. Sendo um festival que promove a diversidade e inclusão, o Link 2022 não deixará de contar com diversos recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas. Os inscritos receberão certificados de participação, além de terem acesso aos conteúdos gravados pós-evento, e participarem de diferentes ativações oferecidas pelos patrocinadores do Link.



Sobre a Hand Talk

Fundada em 2012, a startup brasileira Hand Talk foca em fazer bom uso da tecnologia trazendo mais acessibilidade para o mundo. A empresa oferece dois produtos diferentes, o Hand Talk App, que realiza traduções digitais e automáticas para Libras e ASL (Língua Americana de Sinais), e o Hand Talk Plugin, que torna sites acessíveis para a comunidade surda com traduções para Libras. Ambas as soluções contam com a ajuda de seus tradutores virtuais, o Hugo e a Maya. Esses dois vão além de apenas traduzir conteúdo, mas também estão aproximando pessoas através do uso da tecnologia e comunicação, aplicada em diversos ambientes, como salas de aula e famílias. Com sua ajuda, a Hand Talk busca quebrar barreiras de comunicação, contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo.



Material para Download:

Mini bio dos fundadores:

Ronaldo Tenório (CEO) Nascimento: 12/11/1985 - Linkedin: https://www.linkedin.com/in/ronaldotenorio

Publicitário e especialista em comunicação estratégica. É cofundador e Diretor Executivo da Hand Talk, uma das startups mais premiadas do Brasil, cujo aplicativo foi eleito pela ONU o melhor app social do mundo. Foi eleito pela Folha de São Paulo o mais promissor Empreendedor Social no Brasil, pela Revista Forbes como um dos jovens mais promissores do país e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos 35 jovens mais inovadores do mundo.


Carlos Wanderlan (CTO)

Nascimento: 05/08/1982 - Linkedin: https://br.linkedin.com/in/carloshandtalk

Diretor de Tecnologia e cofundador da Hand Talk, é desenvolvedor de software e aplicativos e analista de sistemas com mais de 20 anos de experiência em programação. Além da experiência empreendedora, também atuou desenvolvendo tecnologia em grandes empresas. Em 2014, ao lado dos seus sócios, foi eleito pela Folha de São Paulo o Empreendedor Social de Futuro no Brasil.


Thadeu Luz (Diretor de IA)

Nascimento: 13/04/1983 - Linkedin: https://www.linkedin.com/in/thadeuluz/ Diretor de Inteligência Artificial e cofundador da Hand Talk, possui formação em Arquitetura pela Universidade Federal de Alagoas e especialização em animação 3D na Seneca College, em Toronto-CA, onde trabalhou com efeitos especiais em produções internacionais. É também Google Developer Expert e mentor do Google for Startups.


Mais informações: